sexta-feira, 31 de julho de 2009

Manifesto Eleitoral - 1ª Parte

É sobejamente conhecida de todos os sócios e adeptos do Boavista Futebol Clube a dramática situação financeira em que Clube e respectiva SAD se encontram mergulhados, como resultado, por um lado, dum acumular de sucessivos anos de má gestão e, por outro, da manifesta falta de apoio e desinteresse das entidades oficiais relativamente ao Clube.Quer o Clube quer, principalmente, a SAD têm actualmente passivos acumulados cuja dimensão, se bem que em termos genéricos conhecida de todos, não tem todas as suas vertentes devidamente explicadas aos associados do Clube.

É tempo do Boavista Futebol Clube e dos seus Associados acordarem para a realidade. O Clube tem um passivo gigantesco, que decorre fundamentalmente da construção do Estádio, mas tem, apesar de tudo, um património que urge preservar como forma de assegurar a sua sobrevivência. O Clube tem o seu Estádio, os seus terrenos, as suas instalações. E, mais importante do que tudo, tem o mais importante património que qualquer colectividade pode ter: os seus Associados.

É tempo de pôr termo à permanente canalização de fundos e verbas para a SAD, sacrificando sempre o Clube e pondo em causa a sua existência. É altura de finalmente arrepiar caminho e, duma forma objectiva e pragmática, pôr os olhos no futuro com base num projecto credível e realista.

Propostas de Acção

Geral
1. Levar a cabo uma avaliação da situação financeira e organizativa do Clube e respectiva SAD como base de trabalho para o desenvolvimento de todas as acções que visem a recuperação financeira do Clube.
2. Identificar as áreas chave de intervenção no domínio organizativo, desenvolvendo um plano de acção a curto prazo (3 a 6 meses) que vise estabelecer um novo modelo de organização para o Clube (novo organigrama).
3. Desenvolver um plano estratégico geral para a viabilização do Clube a longo prazo (entre 5 a 7 anos) que passe pela sua recredibilização junto ao Estado, instituições públicas e privadas e sociedade em geral.
4. Propôr uma profunda revisão estatutária que:
4.a. Clarifique e democratize, de forma real e efectiva, os processos eleitorais ordinários e extraordinários do Clube.
4.b. Amplie as obrigações estatutárias de informação aos Associados por parte da Direcção do Clube sobre as respectivas contas e actividades bem como sobre as de eventuais SAD’s participadas pelo Clube.
4.c. Estabeleça reuniões entre os diversos Orgãos Sociais do Clube (Direcção, Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal) para avaliação e acompanhamento da situação corrente do Clube.
4.d. Estabeleça um limite de mandatos consecutivos (máximo 3) para a Presidência dos Orgãos Sociais do Clube.
5. Implementar a criação de um Gabinete Jurídico para apoio e defesa do Clube.

Área Modalidades Amadoras

1. Acabar de vez com o abandono a que têm sido votadas as Modalidades Amadoras por parte da Direcção, integrando-as e acolhendo-as novamente no seio do Clube, tornando-as parte da solução e não parte do problema.
2. Em conjunto com a Direcção de cada Departamento, avaliar o estado actual da modalidade no seio do Clube (número de praticantes, receitas, despesas, instalações, etc.), estabelecendo um programa de acção a curto prazo para reorganização dos vários Departamentos integrantes das Modalidades Amadoras e recentrando a procura de soluções para todos, em conjunto, combatendo a visão do “cada um por si”.
3. Desenvolver um plano estratégico a médio prazo que permita a viabilização e auto-sustentabilidade de cada modalidade, conservando a identificação com o Clube.
4. Implementação dum fundo financeiro comum que permita o equilíbrio financeiro permanente de todas as modalidades amadoras.

Área Futebol de Formação

1. Desenvolver um plano estratégico a longo prazo, integrado com o plano para o Futebol Sénior que vise o lançamento da Escola de Futebol do Boavista por forma a tornar o Boavista um verdadeiro viveiro de jovens futebolistas, em todos os escalões desta modalidade.
2. Recuperar a imagem e dimensão “exportadora” do Boavista Futebol Clube enquanto escola de formação de jovens atletas, quer na sua vertente desportiva, quer na sua dimensão humana.
3. Estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas, nacionais ou estrangeiras, nomeadamente Juntas de Freguesia, Câmara Municipal do Porto, Associação de Futebol do Porto, Federação Portuguesa de Futebol, Universidades, Politécnicos, para o desenvolvimento duma Escola de Futebol do Boavista, não só contemplando a formação de jovens futebolistas, mas igualmente de técnicos, treinadores, preparadores físicos, gestores e demais especialidades envolvidas na indústria do futebol.

Fim da 1ª Parte do Manifesto Eleitoral

Voltaremos em breve à Vossa presença para a divulgação de mais propostas.