segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Mensagem aos Boavisteiros

Caros Boavisteiros,

Volto à vossa presença na sequência da minha promessa de continuar atento a tudo que se passa no nosso querido Clube.

Foi com natural satisfação que soubemos finalmente que o Boavista iria competir na II Divisão Nacional B, apesar da habitual “tremideira” a que nos tem habituado a presidência actual do Clube com as resoluções dos problemas à última hora!

Agora que tudo está definido no âmbito da competição do Futebol Sénior, é altura de aproveitar o momento para em nome do interesse superior do Boavista Futebol Clube sugerir acções para salvaguardar o que resta do seu património, história e das suas actividades.

Vem isto a propósito das recentes notícias de mais umas quantas penhoras efectuadas pelo tribunal à SAD e Clube, neste caso envolvendo praticamente todas as viaturas do seu parque automóvel e que nos deixa mais convencidos da sua fragilidade actual e futura, não augurando no curto prazo nada de bom quanto à sua manutenção.

Por isso, e na sequência da inscrição do Clube nos campeonatos Distritais da Associação de Futebol do Porto para salvaguarda de um eventual fracasso na inscrição da IIª B, torna-se claro que se aproveite de imediato a oportunidade para inscrever uma equipa do Clube (não da SAD como é lógico) nestes campeonatos, com o propósito imediato de subir à 1ª Divisão Distrital.

Isto porque a SAD demonstra mais uma vez a sua enorme fragilidade, principalmente por falta de receitas próprias versus custos acumulados enormes, correndo o risco de ser novamente pedida e agora conseguida a sua insolvência, contribuindo para o desaparecimento do nosso querido Boavista FC!

É assim que venho publicamente alertar todos os Boavisteiros para a necessidade de rapidamente se trabalhar naquela que poderá vir a ser a alternativa futura da manutenção como Clube com competição activa!

O Boavista na IIª B se subir para a II Vitalis terá de ter PEC aprovado, o que se nos afigura impossível no actual estado de coisas. Também se pode manter na IIª B como pode descer para a III Divisão.

Também a Federação Portuguesa de Futebol já anunciou para breve a adopção do PEC, limitando o horizonte da permanência nesta prova dos clubes com problemas financeiros como o Boavista FC.

Mas não tenhamos dúvidas que até lá a SAD pode ficar insolvente e automaticamente ficar inibida de competição, prejudicando o Boavista seriamente por ficar sem alternativa no Futebol Sénior.

Ora o Clube neste momento tem uma opção em aberto com a sua inscrição na IIª Divisão Distrital, e como sócio insto a presidência a tomar essa decisão de imediato, enquanto o pode fazer, sob pena de causar prejuízos incalculáveis ao Clube no caso de a SAD ruir.

Todos sabemos que os custos para este tipo de competição são substancialmente inferiores aos actuais, sendo muito mais fácil conseguir rapidamente patrocinadores para este tipo de competição.

Acresce que só nesse caso, temos conhecimento de sócios que estariam na disposição de co-financiar a competição por inteiro, competindo à actual presidência a promoção dos contactos necessários para a consecução de tal desiderato.

Prometi estar atento e assim continuarei. Alerto os sócios em tempo útil para que evitem cometer um erro que poderá vir a custar um ano de competição ao Clube do nosso coração!

Hernâni Ascenção